Como montar um cardápio para marmita fitness

Como em qualquer outro negócio, abrir um negócio no setor alimentício de marmitas fitness enfrenta o risco de sucesso ou fracasso. É normal que o empreendedor enfrente certa insegurança a respeito do futuro de seu negócio.

Por isso, é importante considerar que o cardápio será algo decisivo para determinar qual dos dois caminhos o seu negócio de marmitas irá seguir.

Garantir que o seu cardápio para as marmita fitness tenha variedade e um grande alcance de público é a chave para ter sucesso nas vendas. Por isso, é necessário descobrir o que vai vender e o que não vai fazer sucesso entre os seus futuros clientes.

Pois é, para um bom cardápio, você não precisa somente de um design bonito. Além disso, há outras considerações a serem feitas, entre elas, estão a variedade e o percentual de venda.

Variedade do cardápio para marmita fitness

Com um teste, iremos descobrir a importância da variedade de opções em um cardápio. O teste funciona de forma bem simples:

Pense e responda: Qual dos dois cardápios te atrai mais?

Cardápio 1

  • Salada de brócolis, cenoura e frango
  • Macarrão integral e peixe
  • Torta salgada fit
  • Panqueca de queijo fit

Cardápio 2

  • Salada verde com azeitonas pretas
  • Torta salgada fit
  • Panqueca fit
  • Arroz integral com frango ou peixe
  • Macarrão integral com frango ou peixe
  • Brownie fit de cacau
  • Salada de frutas

Bem, a menos que você seja apaixonado por salada de brócolis, cenoura e frango, eu tenho certeza que o segundo cardápio é mais atraente para você.

E não se limitando a isso, ele ainda te deixa curioso para provar as receitas e descobrir se o sabor delas é parecido com o da comida que você costumava comer.

Será que o brownie fit tem o mesmo gosto do brownie normal? E é exatamente essa a sensação que o cardápio deve causar nos seus futuros clientes.

Além de disponibilizar uma variedade maior de opções, o segundo cardápio também trouxe elementos doces. Ué, mas doces em uma marmita fitness?

Bem, se as marmitas fitness estão substituindo o desejo de uma pizza, por que não poderiam substituir também a vontade de comer um docinho?

Ao invés de ter apenas algumas refeições saudáveis, seu cliente vai enxergar a possibilidade de ter lanches mais saudáveis também.

Por isso, a variedade é a chave para vender mais e melhor.

Assim, na hora de montar o seu cardápio para marmita fitness, assegure que você coloque elementos para todos os gostos.

Isso inclui: peixe para aqueles que não gostam de frango, carne bovina para quem não gosta de frango e peixe, ovos para os que são vegetarianos e beringela para os que são veganos.

Traga elementos que satisfaçam o paladar de qualquer pessoa, esteja ela de dieta ou não, mas atente-se ao tamanho do cardápio. Afinal, um cardápio enorme irá tornar o seu processo de produção mais complexo e demorado. E seu objetivo não é esse.

Já tem variedade no cardápio das marmitas fitness, é só isso?


A resposta é não. Não se limite a prestar atenção na variedade. Há outro fator muito importante também. Quão familiarizado seu cliente vai estar com os elementos de seu cardápio?

Faremos outro teste para demonstrar a veracidade:

Cardápio 1

  • Pudim de leite Low Carb
  • Brigadeiro fit
  • Brownie de batata doce

Cardápio 2

  • Manjar de coco fit
  • Bolinho de aveia fit
  • Arroz doce light

Qual dos dois cardápios te parece mais atrativo? Muito provavelmente, o número 1. Mas por que isso acontece?

Porque ele te soa mais familiar, contém receitas que você provavelmente já fez na sua casa, além disso contém elementos mais famosos na área das sobremesas.

E, por esses motivos, ele vende mais do que o segundo cardápio, mesmo se o segundo for melhor em termos de nutrientes.

Isso acontece porque para que o cliente observe a qualidade de seus produtos, ele precisa comprá-los primeiro. Então, não adianta focar apenas na qualidade e não se atentar à visibilidade do produto.

Logo, a chave para as vendas está em colocar no cardápio aqueles pratos que você tem certeza que vão vender muito. Nada de colocar uma receita que só você conhece, não vai soar atrativa, muito menos causar curiosidade na comparação de sabores.

Ingredientes necessários

Na hora da produção, é importante que você separe todos os ingredientes antes de começar a cozinhar e montar as marmitas fitness. Essa ação vai evitar que você esteja no meio do preparo de uma salada de brócolis e cenoura, e perceba que a cenoura acabou.

Não queremos que isso aconteça, não é? É exatamente por isso que é importante separar os ingredientes primeiro, e caso algo esteja faltando, você consiga comprar sem atrapalhar tanto o andamento da receita.

Você também pode adotar algum método, como por exemplo, toda vez que usar a última porção de um alimento, escrever o nome dele em um post-it e colar na sua geladeira ou na sua agenda.

Assim, em um determinado dia da semana, você poderá ir ao mercado e comprar tudo aquilo que está em falta.

Atente-se também aos alimentos que estão quase acabando no seu estoque. Se planeje antecipadamente em casos de feriado, por exemplo, quando os mercados estão fechados, e garanta que você terá um estoque extra para aquele dia.

É importante também assegurar que a quantidade de embalagens seja sempre maior do que o que você planeja vender na semana. Você não vai querer deixar de vender porque as embalagens estão em falta.

Seguindo essas dicas, você conseguirá montar um cardápio de sucesso que será responsável por alavancar suas vendas e atrair clientes de todos os gostos possíveis.

Deixe um comentário